• ATO DELIBERATIVO 02 (com Aditivo 01 Fev/2015 + Aditivo 02 Ago/2017) - Sobre Eventos

AMO-BA Associação dos Motociclistas da Bahia ATO DELIBERATIVO nº 02 - Abril de 2014 - COM ADITIVO 01 de Fev/2015 + ADITIVO 02 DE aGO/2017.

ADICIONADOS = Aditivo nº 01 de 02 de fevereiro de 2015 + Aditivo nº 02 de 30 de agosto de 2017.

Autor: Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia - AMO-BA.
Editor: Diretoria.
Aprovado: Diretoria.
Este documento invalida e substitui o de ter semelhante anterior.
Entrada em Vigor: Imediata.

Resumo: Sobre Eventos Motociclisticos.

Capítulo I - Normatizado - Entenda-se como:

a) Eventos Motociclisticos: Eventos realizados por Grupo de Motos, Motociclistas Independentes, Empresas Privadas ou Órgãos do Governo.
b) Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas:
 
1) Eventos de Grande Porte: abertos para o público em geral e com duração de três ou mais dias, como: Moto Fest, Moto Festival, Encontros Municipais, Estaduais, Nacionais ou Internacionais, Vem Vem, Bye Bye.

2) Eventos de Pequeno Porte: direcionados para convidados ou abertos para uma quantidade limitada de público, tais como: Aniversários, Batizados, Ações Solidárias, Moto Passeios, Bate e Fica, Bate e Volta.

c) Eventos Comerciais: Inaugurações e/ou promoções realizados por empresas privadas, como fábricas ou lojas de revendas de motocicletas e/ou acessórios para motociclistas.
d) Eventos do Governo: Comemorações, Congressos, Seminários e Campanhas Educativas de Órgãos governamentais, voltados ao motociclismo.

Capítulo II - Sobre Apoio:-

a) O Apoio da AMO-BA, ao qual se refere este Capítulo, compreende o fornecimento gratuito de informações de logística e organização de eventos.
b) As execuções, prestação de serviços e coordenação geral dos Eventos, são de responsabilidades exclusivas dos seus respectivos Organizadores, isentando a AMO-BA de qualquer ação civil, ou penal, pertinentes ao Evento.
c) A partir de 01 de janeiro de 2015, pelo menos 01 (hum) Participante da Organização de Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas, deve estar devidamente cadastrado na AMO-BA.
d) Todo o material publicitário do Evento deverá conter a marca oficial da AMO-BA.
e) O Responsável, ou responsáveis, pelo Evento comprometem-se a cumprir as NORMAS estabelecidas pela AMO-BA.

Capítulo III - Sobre Divulgação:-

a) A divulgação dos Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas será feita de forma gratuita, pela AMO-BA, na Seção de Eventos, no Site da Associação (www.amobahia.com.br).

ADITIVO 02 de 03/08/2017= a-1) Terão direito à prioridade de publicação no site da Associação e direito à pré reserva de data os eventos motociclisticos que façam parte dos Calendários Oficiais de seus Municípios, e que tenham feito suas devidas comunicações e envios das respectivas Leis à AMO-BA.

ADITIVO 02 de 03/08/2017 = a-2) Perderão os direitos propostos no sub item “a-1”, acima, os eventos motociclisticos que tiverem a revogação de suas respectivas Leis e exclusões dos Calendários Oficiais de seus Municípios.

b) A divulgação dos Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas, em outros meios e formas de comunicação, pela AMO-BA, poderá ser cobrada para suas veiculações.

c) A divulgação de Eventos Comerciais, descritos no Capítulo I, será feita mediante a cobrança dos respectivos valores de veiculação, em locais específicos de Publicidade, constantes nas páginas no Site da AMO-BA (www.amobahia.com.br), ou em outros meios e formas de comunicação da Associação.
d) A divulgação de Eventos do Governo será feita de forma gratuita, pela AMO-BA, na Seção de Eventos, no Site da Associação (www.amobahia.com.br).
e) A divulgação de Eventos no Site da AMO-BA só será efetuada após o recebimento do respectivo Cartaz/Folder, mesmo que provisório, o qual deve ser enviado, para o e-mail contato@amobahia.com.br.
f) A divulgação de Evento Reservado, ou Confirmado, deverá obedecer aos seguintes itens:
 
1) Reserva de Data: Até 120 (cento e vinte) dias antes da data de sua realização.

2) Confirmação de Data: No mínimo, 60 (sessenta) dias antes da data de sua realização.

3) ADITIVO 01 = Confirmação de Evento de Grande Porte: Envio, para a AMO-BA, de um documento emitido por um órgão oficial e/ou por empresa privada que comprove solicitação / contrato de policiamento / segurança efetivo para os dias da realização do evento. Este documento deverá estar em poder da AMO-BA num prazo mínimo de 60 (sessenta) dias antes da data da realização do evento.

Parágrafo Único: A AMO-BA poderá retirar de seus canais de comunicação, sem prévio aviso, a veiculação do Evento que não esteja de acordo com estes prazos.


Capítulo IV - Sobre Cadastro no Site da AMO-BA:-

a) O cadastro de Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas deverá ser realizado, exclusivamente, pelo Site da AMO-BA (www.amobahia.com.br) por seus organizadores ou responsáveis legais.
 
1) Os Eventos de Grande Porte, descritos no Capítulo I, não poderão ter datas iguais, salvo se a distância entre as Cidades em que se realizem for, pelo menos, de 300 (trezentos) quilômetros.

2) Os Eventos de Pequeno Porte, descritos no Capítulo I, poderão ter datas iguais, independente da distância entre as Cidades em que se realizem.


Capítulo V - Critérios para Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas:-

A AMO-BA sugere e solicita que todo evento de Grupo de Motos ou Motociclistas tenha caráter solidário, com a arrecadação de alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza, para doação à entidades beneficentes.

Um "Evento de Moto" é gerador de divisas, contribuindo de forma muito expressiva, ao turismo, comércio e cultura para a Cidade onde se realiza.

a) Planejamento: Antes de tudo, comece com o planejamento, relacionando todos os itens, conteúdo, forma, data e duração do seu Evento.

b) Patrocínio: Buscar a participação de empresas públicas e privadas, através de Contratos Formais, por escrito. Algumas sugestões:
 
1) Prefeituras, Secretarias e demais órgãos do governo;
2) Fábricas e revendas de motocicletas;
3) Fábricas e revendas de acessórios para motos e motociclistas;
4) Oficinas especializadas em motocicletas;
5) Empresas Gráficas, de Comunicação e Telecomunicação;
6) Hotéis, Restaurantes, Bares e Casas de Diversão;
7) Operadoras e Agências de Turismo;
8) Bancos, Financeiras e Seguradoras.

c) Legalização: Providenciar as devidas autorizações junto aos Órgãos Públicos.
  1) Liberação, ou permissão, para uso da área/espaço;
2) Autorização para execução de shows musicais e de som;
3) ADITIVO 01 = Solicitar, junto aos órgãos públicos, apoio de policiamento para manter a ordem e a segurança decorrentes de possíveis desentendimentos pessoais, aceleraços e/ou malabarismos com motocicletas.
4) Em caso de Moto Passeio, solicitar o apoio de batedores junto aos órgãos públicos oficiais e de ambulâncias.

d) Publicidade: O Cartaz e demais materiais publicitários do Evento, inclusive camisas, devem conter a marca oficial da AMO-BA e informações como:
  1) Responsáveis: Grupo de Moto, ou Motociclistas;
2) Contatos: telefone, e-mail, site e demais meios de comunicação;
3) Local, Bairro, Cidade e Estado;
4) Patrocinadores e Apoios;
5) Conteúdos: Tipos de shows, bandas, brindes, cortesias, doações, etc.

e) Turismo e Cultura: Os eventos com duração de 2 dias, ou mais, devem evidenciar os pontos turísticos e culturais da região. Isto, sem dúvida, agrega valor e aumenta o número de participante/visitantes ao Evento.

f) Camping: Oferecer camping, de preferência gratuito, em área limpa e adequada, com banheiros femininos e masculinos. Sugerimos espaços em escolas e clubes sociais.
1) Combate à Zoeira: afixar cartazes que estimulem o respeito ao silêncio, dentro da área do camping.

g) Hospedagem: Contatar e informar o maior número possível de hotéis, pousadas e demais locais para hospedagem.

h) Alimentação: Mesmo que exista o fornecimento de alimentação gratuita, certificar-se que tenha um número adequado de restaurantes, bares e lanchonetes para dar suporte ao evento, inclusive de locais para café da manhã. Informar e divulgar relação desses estabelecimentos.

i) Sobre Preços: Negociar junto aos comerciantes locais para que evitem a cobrança de valores abusivos de seus serviços e produtos.

j) Segurança e Saúde: certifique-se que seu evento conta com o apoio de:
 
1) Segurança Pública (PM e Polícia Civil);
2) Segurança de empresas privadas, se for o caso;
3) Ambulâncias;
4) Brigadistas;
5) Técnicos e técnicas de evacuação;
6) Acesso a socorro médico na Rede Pública de Atendimento (SUS);
7) Banheiros químicos;
8) Seguro Privado contra sinistros (consulte empresas de seguros).

k) Recepção: Disponibilizar equipe para receber os motociclistas em local de fácil acesso, de preferência na entrada da Cidade.

l) Brindes, Troféus e Cortesias: todo tipo de doação efetuada pelo Evento, aos motociclistas, será de única e exclusiva deliberação de seus organizadores, cabendo a estes definirem sobre seus critérios e normas.

m) Acesso à área do evento: permitir o acesso gratuito de todos os motociclistas e garupas, ao local do evento, salvo quando tratar-se de evento solidário e o critério de acesso seja a doação de donativos.

n) Estacionamento gratuito: reservar espaço para o estacionamento gratuito das motocicletas no local do evento e/ou em área imediatamente vizinha.

o) Espaço da AMO-BA: Solicitamos aos organizadores a reserva de um espaço exclusivo no local do Evento (pode ser um toldo com 2 mesas e cadeiras), para acomodar o representante oficial da Associação, com a finalidade de atender aos motociclistas e público em geral, bem como a exposição e venda dos produtos da AMO-BA.

p) Iluminação: certificar-se de iluminação adequada no local do evento.

q) Limpeza e higiene: Disponibilizar equipe para a limpeza em todos os locais do evento, como área geral, banheiros e camping.

r) Combate ao desrespeito:
CAMPANHA NACIONAL.... ZOEIRA TÔ FORA !
Divulgar cartazes e mensagens contra a realização de zerinhos, estouros, wheeling, aceleração desnecessária, ou qualquer outro tipo de habilidade de risco, ou perturbativa, com motocicletas, na área do evento, que será passível a repreensão.

s) Sociabilidade: Estimulem o congraçamento, cordialidade e gentileza. Deve-se reprimir qualquer conduta, ato ou material, considerado ilícito, ilegal, desrespeitoso ou amoral, bem como não permitir a divulgação de temas políticos, religiosos, eróticos, pornográficos ou preconceituosos, em todas as áreas ligadas e relacionadas ao Evento.

t) Sobre Shows, Bandas e Som Mecânico: Observar para que a inclusão de shows, bandas e sons mecânicos tenham conteúdos voltados ao motociclismo. Deve-se respeitar, entretanto, a tendência e tradição musical das cidades que sediam os eventos.

u) Sobre Expositores: Os expositores são, sem dúvida, uma atração que agrega valores ao seu evento. Procure definir preços compatíveis para captar suas participações. Confira aqui algumas empresas que podem expor em seu evento:

 
1) Prefeituras, Secretarias e demais órgãos do governo;
2) Fábricas e revendas de motocicletas;
3) Fábricas e revendas de acessórios para motos e motociclistas;
4) Empresas de Telecomunicação;
5) Distribuidoras de Combustível;
6) Operadoras e Agências de Turismo;
7) Bancos, Financeiras e Seguradoras.

v) Avaliação: Ao final do evento os organizadores devem informar à AMO-BA, em formulário próprio, os dados e quantitativos do evento. Estas informações servirão de base para correções de erros e otimização de resultados aos eventos futuros.

Presidente: Lúcio Flavo Soares Pimentel – Pimenta.