• ATO DELIBERATIVO 01/2018 - Sobre Eventos
ATO DELIBERATIVO nº 01/2018 - SOBRE EVENTOS

Autor: Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia - AMO-BA.
Editor: Diretoria.
Aprovado: Diretoria.

Este documento invalida e substitui o de teor semelhante anterior. Entrada em Vigor: Imediata. Resumo: Sobre Eventos Motociclísticos.

Capítulo I - Normatizado - Entenda-se como:

a) Eventos Motociclisticos: Eventos que visem o congraçamento, confraternização, promoção, divulgação e valorização do motociclismo, realizados por Grupo de Motos, Motociclistas Individuais, Empresas Privadas e/ou Públicas.

b) Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas: Eventos organizados e realizados por grupos de motos, Subsedes de Grupos de Motos e/ou motociclistas individuais, associados à AMO-BA.

c) Eventos Comerciais: Ações ou campanhas voltadas ao motociclismo realizadas por empresas privadas.

d) Eventos do Governo: Ações ou campanhas voltadas ao motociclismo realizadas por Órgãos governamentais.

e) Eventos por porte:

e1) Eventos de Grande Porte: abertos para o público em geral e com duração de dois (02) ou mais dias, como: Moto Fest, Moto Festival, Encontros Municipais, Estaduais, Nacionais ou Internacionais, Bye Bye.

e2) Eventos de Pequeno Porte: direcionados para convidados específicos ou abertos para uma quantidade limitada de público, tais como: Aniversários, Batizados, Ações Solidárias, Moto Passeios, Encontro de Coletes, Bate e Fica, Bate e Volta

Capítulo II - Sobre Apoio:

a) O Apoio da AMO-BA, ao qual se refere este Capítulo, compreende o fornecimento gratuito de informações de logística e organização de eventos.

b) As execuções, prestações de serviços e coordenações gerais dos Eventos, são de responsabilidades exclusivas dos seus respectivos Organizadores, isentando a AMO-BA de qualquer ação civil, ou penal, pertinentes ao Evento.

c) O Responsável, ou responsáveis, pelos Eventos comprometem-se a cumprir as NORMAS estabelecidas pela AMO-BA.

Capítulo III - Sobre Cadastro de Eventos:

a) O cadastro de Eventos será realizado exclusivamente, pelo Site da AMO-BA (www.amobahia.com.br), por seus organizadores e/ou responsáveis legais, mediante o preenchimento da respectiva Ficha de Cadastro de Eventos a qual deverá ser enviada, juntamente com o respectivo Cartaz, à(ao) Presidente da Associação, através do e-mail contato@amobahia.com.br.

Parágrafo Único: As datas de realizações dos Eventos serão de exclusiva responsabilidade de seus organizadores, os quais deverão observar a "duplicidade", ou não, de datas com os demais eventos publicados no Site da Associação.

Capítulo IV - Sobre Divulgação/Publicação:

a) A divulgação de Eventos no Site da AMO-BA será efetuada por ordem de chegada, após o recebimento da respectiva Ficha de Cadastro de Evento e também do Cartaz, os quais devem ser enviados à (ao) Presidente da Associação, através do e-mail contato@amobahia.com.br. Parágrafo Único: Todo o material publicitário dos Eventos descritos no presente AD deverá conter a marca oficial da AMO-BA.

b) A divulgação dos Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas será feita de forma gratuita, na Seção de Eventos, no Site da Associação (www.amobahia.com.br), sendo necessário que pelo menos um (01) dos organizadores seja associado à AMO-BA.

b1) Terão direito à prioridade de publicação no site da Associação e direito à pre reserva de data os eventos motociclisticos que façam parte dos Calendários Oficiais de seus Municípios, e que tenham feito suas devidas comunicações e envios das respectivas Leis à AMO-BA.
b2) Perderão os direitos propostos no sub item "a1", acima, os eventos motociclisticos que tiverem a revogação de suas respectivas Leis e exclusões dos Calendários Oficiais de seus Municípios.

c) A divulgação dos Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas, em outros meios e formas de comunicações, pela AMO-BA, poderá ser cobrada para suas veiculações.

d) A divulgação de Eventos Comerciaisserá feita mediante a cobrança dos respectivos valores de veiculação, em locais específicos de Publicidade, constantes nas páginas no Site da AMO-BA (www.amobahia.com.br), ou em outros meios e formas de comunicações da Associação.

e) A divulgação de Eventos do Governo será feita de forma gratuita, pela AMO-BA, na Seção de Eventos, no Site da Associação (www.amobahia.com.br).

f) Sobre prazos para divulgação: A divulgação de Evento Reservado, ou Confirmado, será efetivada logo após o recebimento dos respectivos Cartazes e Fichas de Cadastros de Eventos, observando-se os seguintes prazos:

f1) Reserva de Data: Até 120 (cento e vinte) dias antes da data de sua realização.

f2) Confirmação de Data: No mínimo, 60 (sessenta) dias antes da data de sua realização.

f3) A confirmação de Evento de Grande Porte deverá conter o envio, para a AMO-BA, de um documento emitido por um órgão oficial e/ou por empresa privada que comprove solicitação / contrato de policiamento / segurança efetivo para os dias da realização do evento. Este documento deverá estar em poder da AMO-BA num prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes da data da realização do evento.

Parágrafo Único: A AMO-BA poderá retirar de seus canais de comunicação, sem prévio aviso, a veiculação do Evento que não esteja de acordo com estes prazos e condições.

Capítulo V - Critérios para Eventos de Grupo de Motos ou Motociclistas:-

A AMO-BA sugere e solicita que todo evento de Grupo de Motos ou Motociclistas tenha caráter solidário, com a arrecadação de alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza, para doação à entidades beneficentes.

Um "Evento de Moto" é gerador de divisas, contribuindo de forma muito expressiva, ao turismo, comércio e cultura para a Cidade onde se realiza.

a) Planejamento: Antes de tudo, comece com o planejamento, relacionando todos os itens, conteúdo, forma, data e duração do seu Evento.

b) Patrocínio: Buscar a participação de empresas públicas e privadas, através de Contratos Formais, por escrito. Algumas sugestões:
 
1) Prefeituras, Secretarias e demais órgãos do governo;
2) Fábricas e revendas de motocicletas;
3) Fábricas e revendas de acessórios para motos e motociclistas;
4) Oficinas especializadas em motocicletas;
5) Empresas Gráficas, de Comunicação e Telecomunicação;
6) Hotéis, Restaurantes, Bares e Casas de Diversão;
7) Operadoras e Agências de Turismo;
8) Bancos, Financeiras e Seguradoras.

c) Legalização: Providenciar as devidas autorizações junto aos Órgãos Públicos.
  1) Liberação, ou permissão, para uso da área/espaço;
2) Autorização para execução de shows musicais e de som;
3) Solicitar, junto aos órgãos públicos, apoio de policiamento para manter a ordem e a segurança, inibindo ações de pilotagem insegura e de perturbação da ordem pública.
4) Em caso de Moto Passeio, solicitar o apoio de batedores junto aos órgãos públicos oficiais e de ambulâncias.

d) Publicidade: O Cartaz e demais materiais publicitários do Evento, inclusive camisas, devem conter a marca oficial da AMO-BA e informações como:
  1) Responsáveis: Grupo de Moto, ou Motociclistas;
2) Contatos: telefone, e-mail, site e demais meios de comunicação;
3) Local, Bairro, Cidade e Estado;
4) Patrocinadores e Apoios;
5) Conteúdos: Tipos de shows, bandas, brindes, cortesias, doações, etc.

e) Turismo e Cultura: Os eventos com duração de 2 dias, ou mais, devem evidenciar os pontos turísticos e culturais da região. Isto, sem dúvida, agrega valor e aumenta o número de participante/visitantes ao Evento.

f) Camping: Oferecer camping, de preferência gratuito, em área limpa e adequada, com banheiros femininos e masculinos. Sugerimos espaços em escolas e clubes sociais.
1) Combate à Zoeira: afixar cartazes que estimulem o respeito ao silêncio, dentro da área do camping.

g) Hospedagem: Contatar e informar o maior número possível de hotéis, pousadas e demais locais para hospedagem.

h) Alimentação: Mesmo que exista o fornecimento de alimentação gratuita, certificar-se que tenha um número adequado de restaurantes, bares e lanchonetes para dar suporte ao evento, inclusive de locais para café da manhã. Informar e divulgar relação desses estabelecimentos.

i) Sobre Preços: Negociar junto aos comerciantes locais para que evitem a cobrança de valores abusivos de seus serviços e produtos.

j) Segurança e Saúde: certifique-se que seu evento conta com o apoio de:
 
1) Segurança Pública (PM e Polícia Civil);
2) Segurança de empresas privadas, se for o caso;
3) Ambulâncias;
4) Brigadistas;
5) Técnicos e técnicas de evacuação;
6) Acesso a socorro médico na Rede Pública de Atendimento (SUS);
7) Banheiros químicos;
8) Seguro Privado contra sinistros (consulte empresas de seguros).

k) Recepção: Disponibilizar equipe para receber os motociclistas em local de fácil acesso, de preferência na entrada da Cidade.

l) Brindes, Troféus e Cortesias: todo tipo de doação efetuada pelo Evento, aos motociclistas, será de única e exclusiva deliberação de seus organizadores, cabendo a estes definirem sobre seus critérios e normas.

m) Acesso à área do evento: permitir o acesso gratuito de todos os motociclistas e garupas, ao local do evento, salvo quando tratar-se de evento solidário e o critério de acesso seja a doação de donativos.

n) Estacionamento gratuito: reservar espaço para o estacionamento gratuito das motocicletas no local do evento e/ou em área imediatamente vizinha.

o) Espaço da AMO-BA: Solicitamos aos organizadores a reserva de um espaço exclusivo no local do Evento (pode ser um toldo com 2 mesas e cadeiras), para acomodar o representante oficial da Associação, com a finalidade de atender aos motociclistas e público em geral, bem como a exposição e venda dos produtos da AMO-BA.

p) Iluminação: certificar-se de iluminação adequada no local do evento.

q) Limpeza e higiene: Disponibilizar equipe para a limpeza em todos os locais do evento, como área geral, banheiros e camping.

r) Combate ao desrespeito:
CAMPANHA NACIONAL.... ZOEIRA TÔ FORA !
Divulgar cartazes e mensagens contra a realização de zerinhos, estouros, wheeling, aceleração desnecessária, ou qualquer outro tipo de habilidade de risco, ou perturbativa, com motocicletas, na área do evento, que será passível a repreensão.

s) Sociabilidade: Estimulem o congraçamento, cordialidade e gentileza. Deve-se reprimir qualquer conduta, ato ou material, considerado ilícito, ilegal, desrespeitoso ou amoral, bem como não permitir a divulgação de temas políticos, religiosos, eróticos, pornográficos ou preconceituosos, em todas as áreas ligadas e relacionadas ao Evento.

t) Sobre Shows, Bandas e Som Mecânico: Observar para que a inclusão de shows, bandas e sons mecânicos tenham conteúdos voltados ao motociclismo. Deve-se respeitar, entretanto, a tendência e tradição musical das cidades que sediam os eventos.

u) Sobre Expositores: Os expositores são, sem dúvida, uma atração que agrega valores ao seu evento. Procure definir preços compatíveis para captar suas participações. Confira aqui algumas empresas que podem expor em seu evento:

 
1) Prefeituras, Secretarias e demais órgãos do governo;
2) Fábricas e revendas de motocicletas;
3) Fábricas e revendas de acessórios para motos e motociclistas;
4) Empresas de Telecomunicação;
5) Distribuidoras de Combustível;
6) Operadoras e Agências de Turismo;
7) Bancos, Financeiras e Seguradoras.

v) Avaliação: Ao final do evento os organizadores devem informar à AMO-BA, em formulário próprio, os dados e quantitativos do evento. Estas informações servirão de base para correções de erros e otimização de resultados aos eventos futuros.

Salvador, 22 de março de 2018

Presidente: Maria Julia Rezende S. Maciel
presidenteamobahia@gmail.com

Vice-Presidente: José Dilmar A. Ribeiro
vicepresidenteamoba@gmail.com